sexagem canarios

    Já tive vários "mestres" que me ensinaram a fazer a distinção entre os machos e as fêmeas, mas facilmente pude verificar que também se enganavam. Nas lojas onde comprei canários a determinação do sexo foi sempre problemática.
    A determinação do sexo faz-se por observação da região anal, que no macho se eleva acima do nível do abdómen (tal como as fotografias documentam).
     A melhor forma de fazer a separação dos sexos é através do canto
     Normalmente só cantam os machos. Apesar de algumas fêmeas conseguirem cantar, não têm nem intensidade no canto, nem variedade como os machos. Se é fácil encontrar um macho pelo canto, o mesmo já não se pode dizer das fêmeas. Um canário pode não cantar e ser macho. (Quando estão na mudança das penas os machos também não cantam).
    Os criadores podem facilmente conhecer os seus canários. O contacto diário, a observação do comportamento e o facto de os machos começarem a cantar com pouco mais de um mês de idade faz com que os criadores possam marcar, através de anilhas de cores diferentes, os machos e as fêmeas sem qualquer margem de erro. Assim, a melhor forma de não sermos enganados no sexo dos canários é comprá-los directamente à pessoa que se dedica à sua criação (o que nem sempre é possível.



SEXAGEM DOS CANÁRIOS



Não é muito fácil se distinguir um canário de uma canária, sem levar em consideração o canto, principalmente para o criador iniciante.

Vamos expor nossas idéias em formas de perguntas:

Somente os machos cantam ? 

Certo somente os machos cantam, porém devemos ter em mente que existem alguns machos que não possuem aquele canto e algumas fêmeas que cantam, não um canto tão alto quanto os machos mas possuem um canto que dá para confundir ( tenho notado mais essas fêmeas "cantoras" nos canários de cor cobre, levando-me a crer que tal fato deve está relacionado com o tarim )



Há como se distinguir os sexos dos canários através das cores ? 

Sim ! Há cores que possuem dimorfismo sexual, como os mosaicos e os feos.
Nos mosaicos, cor oriunda do tarim, há uma diferença entre as zonas de eleição do lipocromo, onde no macho apresenta-se nos ombros, peito, uropígio e uma máscara na face. Já a fêmea apresenta lipocromo nos ombros, uropígio e um leve traço na altura dos olhos. ( Vejam fotos abaixo ).

Casal de Verde Ônix Mosaico



Casal de Vermelho Mosaico 

E as outras cores ? "É aqui que se encaixa os canários de porte." 

Bem, já nas outras cores podemos separar os sexos dos canários usando a genética na hora dos acasalamentos, por exemplo, cruzando-se um macho canela com uma fêmea verde, todos os filhotes canela serão fêmeas e os verdes serão machos.

Mas também existe um outro método, que é o mais difícil mas o mais empregado entre os criadores. Próximo à época de acasalamento, os canários sofrem modificações em seus corpos, próxima à regia da cloaca. Nos machos a cloaca forma uma espécie de espigão, um gancho para facilitar a fecundação na hora da cópula. Nas fêmeas, as cloacas ficam inchadas, lembrando muito a ponta de um charuto. ( Vejam as fotos abaixo ). 


Macho


Fêmea 



2 comentários:

  1. ola , tenho um criame de canarios mas nao consigo indentificar o macho mesmo pela coacla pois as femeas apresentam um um furinho la no fundo e meu macho tambem !o que o macho tem na coacla que a femea nao tem ?obrigado!
    Responder

    Respostas




    1. Olá Junyior,

      Seguinte, a diferença entre machos e fêmeas nos canários belgas, como explicado no post, é mais fácil observando quem canta e quem não canta.

      Na época da reprodução (2º semestre do ano, aqui no Brasil), os canários tomam formas diferentes em suas cloacas. As fêmeas ficam inchadas e os machos, entortam as cloacas em forma de gancho, tudo para facilitar a cópula e a fecundação dos ovos. Agora, na época da muda e do descanso, as cloacas voltam ao estado normal, sendo muito mais difícil para enxergarmos as diferenças, principalmente se formos iniciantes na criação. O ideal será esperar até março/abril, quando o macho começará a cantar até chegar ao ápice em junho/julho, quando as cloacas se modificarão de novo.

      Abraços
      Rodrigo Guerra

Sem comentários:

Enviar um comentário